A estabilidade da coluna se deve a interação de três sistemas: passivo, ativo e neural.
Passivo constitui-se de vértebras, discos vertebrais, articulações e ligamentos que fornecem a maior parte da estabilidade, podemos chamar assim de estabilidade primária.
Ativo: formado por músculos e tendões, que fornecem suporte e estabilidade secundária. Normalmente apenas 10% da co-ativação muscular da contração máxima é necessária para estabilidade. Porém, diante de uma lesão com alteração da estabilidade primária, se torna necessário um pouco mais de co-ativação muscular.
O último é o neural, compostos pelo sistema nervoso central (SNC) e periférico (SNP), coordenando a atividade muscular em função da resposta de forças exigidas, fornecendo assim a estabilidade dinâmica. Por isso, esse sistema ativa a musculatura correta fornecendo a estabilidade dinâmica, em muitos casos suprindo o papel da estabilidade primária.
Os principais músculos ligado à estabilização segmentar são músculos que encontram próximos às vertebras em sua localização profunda. Tais músculos são; multífidos, transverso do abdomem, e fibras posteriores do oblíquo interno.
Porém há estudos que comprovam que lesões na coluna vertebral provocam instabilidade estatica (primária) proporcionada por ligamentos, ossos, articulações e discos, levando posteriormente atrofia da musculatura profunda (multífidos) alterando também a estabilidade dinâmica. Com isso, a estabilização segmentar busca despertar a musculatura profunda impedindo a atrofia levando a uma estabilização secundária suprindo o compartimento primário. Podemos destacar o transverso abdominal, que age como um cinturão abdominal protegendo a coluna juntamente com os multífidos. Com isso estudos comprovam a eficácia da estabilazão segmentar vertebral na redução da dor e aumento do trofismo da musculatura profunda.
REFERÊNCIAS
FRANÇA, Fábio Jorge Renovato et al. Estabilização segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios. Fisioterapia e Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 200-206, 2008.
A eficácia da estabilização segmentar vertebral no aumento do trofismo dos
multífidos e melhora da dor em portadores de hérnia discal lombar
SIQUEIRA, G R; ALENCAR, G G; OLIVEIRA, N K; LEITE, F N T de S. A eficácia da estabilização
segmentar vertebral no aumento do trofismo dos multífidos e melhora da dor em portadores de
hérnia discal lombar. R. Bras. Ci. e Mov. 2014; 22(1): 81-91
fonte: file:///C:/Users/usuario/Downloads/4058-18855-1-PB.pdf